sexta-feira, 27 de julho de 2018

Golpes e mais golpes - quase eu caio. E vc? Cairia?

Golpes e mais golpes - quase eu caio. E vc? Cairia? 


GOLPE NÚMERO 1


Recentemente vi o anúncio em um site de vendas entre pessoas. Um produto MUITO abaixo do preço. Como sempre compro/vendo coisas neste site, já notei que as pessoas tem necessidades diferentes e o preço do produto depende também de quanto vc está desesperado economicamente.

Então, o tal produto, estava custando 20% do preço de uma nova. Em geral, produtos usados em bom estado variam entre 50-70% do preço de um novo, já que vc terá que pagar a vista, então eles colocam os produtos mais baratos.

Porém, 20%! Uau! Pensei, a pessoa deve estar fugindo do país e se livrando do produto...enfim, vou checar. Como a pessoa não respondia usando o chat do site, mas tinha postado o número de whatsapp, e como já comprei outros produtos falando por whatsapp, fiquei conversando com o vendedor.

Papo vai e papo vem, ele me forneceu uma forma completamente nova de pagamento, que eu não conhecia. Como já fui vítima de golpe, eu RESPIREI fundo e desisti.

Eu não conhecia a pessoa.
Ela estava me fornecendo uma forma de pagamento ESTRANHA.
Ela falava para eu PAGAR primeiro direto nessa forma ESTRANHA, para depois eu ver o produto!
RESPIREI e desisti.

Dicas:
1 - conte até 10....RESPIRE!
2 - ao comprar produto usado, pague na presença da pessoa após testar! Pode ser em dinheiro, transferência bancária...mas pague DEPOIS de testar o aparelho! E pegue a nota fiscal se for um SMARTPHONE ! (Não compre celular sem nota! Confira o número do IMEI na nota fiscal, na caixa do aparelho, na tela de configurações, na etiqueta atrás da bateria...tem que ser o MESMO IMEI)

Resultado de imagem para hacker free pics



GOLPE NÚMERO 2


Bandidos podem estar em qualquer lugar, e na Internet, podem se passar por....VOCÊ MESMO! A ideia do golpe é "SER VOCÊ" e fingir que você está precisando de dinheiro para alguma coisa que não pode esperar (como sempre...) e atazanar todos os seus contatos para ver se alguém fica com pena e deposita uma grana na "sua conta". Ou na conta de um "parente", ou na conta da "loja", "ou em qualquer lugar...

Em geral, o golpista inventará mil desculpas para te explicar os motivos de precisar da grana com urgência, e ele tentará te convencer a não ligar para ele para conferir. PARE de teclar com ele nessa hora. E ligue para ele! Se não atender, ligue para um parente dele, um amigo dele, para o trabalho dele....mas LIGUE. Ou então, peça para ele mesmo te ligar (a COBRAR que seja) de um número qualquer e CONFIRA se a voz é dele mesmo!
Isso se chama "PROVA DE VIDA!!". Nos filmes de sequestro, sempre a família da vítima EXIGE falar de voz com o sequestrado! Então faça o mesmo!

Quem está precisando de grana é o cara, não você! Ele que se vire para falar com você via VOZ!

E outra, quem está COM PRESSA de receber a grana é o cara, NÃO VOCÊ!!

Se ele não puder atender, ele que espere! Ou dê um jeito de falar com você, mas usando a VOZ e OUVIDO!! Nada de teclado!!

Imagine o contrário: você está incomunicável e só tem o computador/smartphone para pedir grana...o que vc faria? Arrumaria um telefone e ligaria! Detalhes de onde depositar pode até ser por smartphone, por chat, por texto...

MAS FALE com a pessoa usando sua VOZ!!



Dicas:
1 - conte até 10....RESPIRE!
2 - pare de falar pelo teclado IMEDIATAMENTE!
3 - ligue no telefone da pessoa, no fixo, ou no celular, e FALE com sua boca! OUÇA com seu ouvido! Enfim, converse e confira se é verdade. Se a pessoa não puder atender, LIGUE depois! Ou LIGUE para algum parente. Ou peça para ele te ligar, contanto que dê para CONVERSAR e reconhecer a voz.


Resultado de imagem para talking in old phone free photos

 
 


GOLPE NÚMERO 3


Golpe do comprovante falso.

Você anuncia um produto usado em um site de grande popularidade,que tem sua própria maneira de receber pagamentos e se comunicar sobre isso com você, mas o golpista quer conversar com você de outra forma (email ou whatsapp), diretamente com você. Ele se mostra interessado, uma pessoa 'honesta', inventa mil histórias e você continua dando trela para as histórias e acaba se simpatizando com a pessoa...daí ela 'dá o bote'. Ela te manda comprovantes falsos, pelo mesmo jeito (email ou whatsapp) e daí você envia seu produto pensando que está tudo certo.


Dicas:
1 - conte até 10....RESPIRE!
2 - antes de mandar o produto, verifique no site que utilizou para anunciar se este sabe do pagamento feito. É comum demorar 1-4 dias ÚTEIS para que isso seja registrado no site. AGUARDE esta informação aparecer no próprio site. Se o golpista insistir, ele que deve procurar o site e descobrir porque não há registro de nada, NÃO VOCÊ!

3 - conte sempre com alguém que já usou este site para tirar dúvidas.
4 - NUNCA mande seu produto antes do próprio site informar que pode dentro do próprio site! Os sites que fazem isso mandam email, mas NAO CONFIE nestes emails! Confie somente no site, nas informações internas do site.





SE NÃO CAIR, OU CAI NO GOLPE...O QUE FAZER?

Se você pagou usando algum banco, ligue para o seu gerente e peça para ele tentar desfazer. E também para o outro banco, também para algum gerente tentar desfazer.

Tente identificar como o golpe foi feito e a origem. Se a origem for algum site/rede social em que você precise entrar com senha, TROQUE sua senha (siga estas dicas de um outro artigo que fiz http://fiqueisemseguranca.blogspot.com/2017/02/aprenda-criar-uma-senha-segura-e-facil.html).

Em todos estes casos, o importante é denunciar na polícia PESSOALMENTE. Leve todas as provas que caracterizam o golpe (links, sites usados, chat com o golpista, telefones, etc...TUDO).

A polícia registrará e orientará sobre o que fazer.
 
 Resultado de imagem para police free photos
 
 
 
Abraços e até a próxima, 
E se quiser economizar energia elétrica, acesse meu outro blog:
http://fiqueisemenergia.blogspot.com.br

E se quiser economizar INTERNET, acesse meu outro blog:
http://fiqueiseminternet.blogspot.com.br
 
Sobre o Autor, acesse: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário